Filosofia e evolução espiritual

A LEI ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS

A verdade prevalece sempre, mesmo que seja ignorada.

Ainda quando é desconhecida ou deixada de lado pela maior parte das pessoas, ela guia implacável e silenciosamente os acontecimentos através da Lei do Equilíbrio.

A verdade cura. A verdade salva. Ela é o Caminho.

Os desinformados, por sua vez, têm muitas opiniões e pouco conhecimento.

Quem se apega à ilusão não sabe o que é o amor à verdade. Pensa que a verdade que não se conhece - ou que não se quer conhecer - é algo que não existe. "Só é fato real aquilo que eu penso que é um fato", diz ele, subconscientemente, e assim engana a si mesmo de um modo doloroso.

As almas inexperientes seguem o caminho do sofrimento porque veem as fantasias encantadoras como mais fortes e mais poderosas que a realidade dos fatos.

O cidadão sensato, no entanto, sabe que as aparências enganam. Ele compreende que a vida é ocultamente regida - em cada detalhe - pela verdade.

A Lei da Justiça escreve certo por linhas tortas.

Em outras palavras, quando a presença direta da verdade não é aceita e alguém finge que ela não existe, a Lei avança e prevalece de igual modo, ensinando a todos por caminhos indiretos.

A verdade é um remédio amargo. É também indispensável. No entanto, ela é rejeitada psicologicamente por algumas crianças medrosas, por adultos de alma infantil e pelos que sofrem da doença do orgulho.

Enxergar a beleza da verdade é um prazer inenarrável, e pode ser sentido por qualquer um que tenha bom senso. Este contentamento profundo é partilhado pelos cidadãos humildes e por aqueles que transcendem a si próprios, sendo, portanto, capazes de amar.

(Carlos Cardoso Aveline)

Comentários